Os 10 melhores filmes de 2020

Num ano em que o streaming e, claro, os navios bucaneiros supriram a demanda deixada pelos cinemas, surpreendetemente, foi o ano que mais vi filmes em toda a minha vida. Num total de 167 produções que assisti, cerca de 70 foram de obras lançadas em 2020.

Para fins deste top 10 melhores filmes de 2020, vou considerar o lançamento no Brasil como guia. Sendo assim, alguns filmes originalmente lançados em 2019 farão parte desta lista porque nem sempre é possível vê-los antes de surgirem em algum serviço por aqui. As vezes nem mesmo os navios aportam em nossos mares antes da virada do ano. Sem mais delongas, vamos a eles:

10º – A Voz Suprema do Blues (Ma Rainey´s Black Bottom)

Chadwick Boseman está simplesmente elétrico nesse filme, mais uma performance que deixará saudades. Não menos fantástica está Viola Davis e todo o elenco neste que é um daqueles filmes onde as atuações roubam as cenas acompanhadas de diálogos poderosos e uma história que tem muito a dizer. Pode ser assistido na Netflix.

9º – Host

Com o lockdown em ativa, um grupo de amigas decide fazer uma sessão virtual com uma médium e, claro, as coisas saem um pouco erradas. Apesar de alguns sustos ‘bobos’, este foi uma das produções mais ‘divertidas’ do ano.

8º – 37 Segundos (37 Seconds)

Este é um daqueles filmes que sabe como te pegar pelo coração, vale muito a pena. A história acompanha uma jovem PCD que tenta sair um pouco das “garras” superproteras da sua mãe ao mesmo passo que tenta iniciar sua vida sexual. Disponível no catálogo da Netflix.

7º – Soul

E se almas tivessem sentimentos? Bom, Soul tem aquilo tudo que você já espera de um filme da Disney/Pixar e sempre duvida que vai lhe emocionar outra vez, mas mesmo assim você assiste e se surpreende. De novo.

6º – Another Round (Druk)

Another Round começa com um experimento que, desde o início, fica claro que vai acabar indo longe demais. E vai. E você sofre a cada situação, se desespera enquanto vê a vida dos quatro professores ruírem aos poucos enquanto, aparentemente as coisas parecem estarem melhorando.

Filmaço, imperdível e um dos melhores de 2020 sem dúvidas

5º – Destacamento Blood (Da 5 Bloods)

Spike Lee apresenta mais um trabalho fora de série em um filme pós-guerra que, finalmente, discute algumas verdades. Mais um filmaço de 2020, e mais uma oportunidade para sentir saudades de Chadwick Boseman. Disponível na Netflix.

4º – O que Ficou para Trás (His House)

Que debut maravilhoso do diretor Remi Weeks em longas metragens. Um filme de terror que carrega muita coisa junta, traz um pouco de história oral, de outros mitos fora do eixo euro-estadunidense e que traz muita coisa carregada junto, literalmente.

Uma das melhores produções que vi nesse ano. Simples, bem realizada e com uma mensagem impactante por trás. Tá lá na Netflix.

3º – Jóias Brutas (Uncut Gems)

Lá fora foi lançado em 2019, mas por aqui só chegou em 2020 como “aquele filme que Adam Sandler atua bem”. Esse filme me trouxe a sensação mais próxima do que é ter um ataque de pânico. A atuação de Sandler é deliciosamente IRRITANTE. Mais um que pode ser visto na Netflix.

2º – A Vastidão da Noite (The Vast of Night)

Impressionante como algumas “pequenas” obras, que ficam muitas vezes escondidas em catálogos de serviços de streaming, podem mexer tanto com o imaginário como a Vastidão da Noite. Uma linda homenagem a tudo o que Twilight Zone inspirou e uma história que nos leva aos tempos em que as preocupações e medos eram outros de uma forma incrível. Facilmente uma das melhores coisas que assisti em 2020. Disponível no catálogo da Amazon.

1º – Retrato de uma mulher em chamas (Portrait of a Lady on Fire)

Lançado nos cinemas brasileiros no início do ano, antes da pandemia, Retrato de uma Mulher em Chamas é de longe o filme mais incrível que vi em 2020. Imperdível.


Tiveram outros grandes filmes que vi em 2020 e fiz uma lista com os melhores no Letterboxd. Fiz uma outra lista também com todos os filmes 2020/2020 que vi ano passado, ranqueados do melhor até o menos legal.

E para você, quais foram os melhores filmes de 2020? Comente aí 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s