Os Melhores Filmes de 2021

Fui ao cinema apenas uma única vez em 2021, acreditei nas pessoas e nos protocolos e me arrependi. Fui numa sessão com poucas pessoas, teoricamente controlada pois era uma cabine de imprensa e não me senti bem. Por enquanto sigo longe e basicamente assistindo os filmes de streamming, o que compromete um pouco a diversidade dessa minha lista de melhores filmes de 2021.

Falto ainda assistir muita coisa, e possivelmente vocês vão sentir falta de algumas grandes produções na lista, ainda assim vou apresentar abaixo os dez melhores filmes que vi ano passado. E, como gosto de fazer para manter um suspense (de que nada adianta, afinal você nem leu esse texto e já rolou até o fim apenas para ver as figuras), vamos do 10º ao 1º 😊

10º – O Esquadrão Suicida

O filme que tem mesmo a cara de James Gunn, que finalmente fez a DC trazer um pouco de alegria e diversão aos seus fãs nas telonas. Divertido na medida certa, mesmo sem ser espetacular.

9º – Não Olhe Para Cima

As pessoas encheram tanto o saco falando desse filme, que dá vontade até de tirá-lo da lista, mas fica aí.

8º – Noite Passada em Soho

Tem dois filmes muito bons dentro desse filme. Edgar Wright é um diretor que admiro e talvez, por isso, eu tenha gostado mais do que deveria dele. O estilo, a fotografia, a trilha sonora, tudo ajuda a elevar um pouco mais a experiência que é agradável, apesar de estar recheado de cenas “assustadoras”.

7° – Ataque dos Cães

Nem todo mundo gosta desses filmes “silenciosos”, em que os golpes são calculados lentamente, sem pressa, em que as mentiras expostas são apenas cortina de fumaça para as verdades que corroem por dentro da pele, martelando a cabeça todo dia até culminar em um ato horrível mas que é executado com tamanha elegância que não dá para ficar inerte a tudo o que acontece aqui.

6º – O Mapa das Pequenas Coisas Perfeitas

O Mapa das Pequenas Coisas Perfeitas não tem medo de se meter num já considerado subgênero (o do filmes de loop temporal diário) e colocar um romance adolescente como ponto central. Por incrível que pareça, é um filme bem bonitinho e gostoso de se assistir. Tem os seus momentos e alguns clichês bem arrumados. Eu não tenho nada de mal para falar dele, mesmo não sendo nada de outro mundo.

5º – Judas e o Messias Negro

Um espetáculo, todas as premiações e indicações a prêmios que essa obra recebeu foram mais do que merecidas.

4º – A Filha Perdida

Por favor, entreguem todas as taças, canecos e prêmios possíveis para Olivia Colman. E que debut maravilhoso de Maggie Gyllenhaal em longas metragens.

3º – Duna

Nunca li este que é um dos maiores clássicos de ficção científica e que gerou uma adaptação para o cinema com severos problemas em 1984, mas parece que o canadense que me fez gritar com “Incêndios” era mesmo a pessoa certa a trazer uma adaptação que faz jus a tudo o que a obra representa. Um filme grandioso em todos os aspectos e uma história densa que precisou de alguns diálogos expositivos e outras tecnicas que, algumas vezes, nos faziam parecer estar caminhando num daqueles museus com audiodescrição para as obras. É gigante e ainda assim acaba na metade, mas termina com gostinho de quero muito mais.

2º – Val

Pouco eu tenho para falar sobre esse documentário, a vida de Val Kilmer pode falar por si só. Vale muito, muito, muito a pena. Principalmente para quem viveu seus trabalhos e filmes que ele participou.

1º – A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas

Para mim a melhor animação que assisti no ano, um filme que sabe conversar com os tempos atuais e que apresenta uma qualidade visual incrível. Excelente pedida!


Sei que alguém vai gritar sobre Miranha, mas eu realmente decidi não ir aos cinemas por agora. Assisti apenas Duna conforme comentei, mas enfim. E vocês? Quais os melhores filmes que assistiu ano passado?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s